segunda-feira, 22 de abril de 2013

Bom Dia Cuiabá, Descobrimento do Brasil


Podemos sabê-los pelo testemunho de alguns dos próprios navegadores da expedição, entre eles o escrivão Pêro Vaz de Caminha, que no dia 1º de maio de 1500 escrevia do Brasil ao rei D. Manuel. Essa carta existe ainda hoje no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, e pode ser considerada, como disse nosso escritor, Capistrano de Abreu, o “diploma natalício lavrado à beira do berço de uma nacionalidade”. Mas não tem apenas o mérito de ser o documento mais venerado de toda a nossa historia; ele constitui por si só a crônica mais minuciosa e autentica do descobrimento.

Eis como se exprime um outro navegador, que no ano seguinte aqui veio, o famoso Américo Vespúcio: “A terra daquelas regiões é fértil e amena, de muitos montes e morros e infinitos vales, e regada de grandes rios e fontes, coberta de extensos bosques, densos e que mal se pode penetrar, e povoada abundantemente de feras de todas as castas. Nela nascem, sem cultura grandes árvores, as quais produzem frutos deleitosos. Por certo se o paraíso terreal existe em qualquer parte da terra, creio que não deve ser longe destes países ...¨.

Quanto aos habitantes, Caminha descreve-os como “bem feitos, elegantes, limpos, de bons rostos e bons narizes”

Fonte: Fonte: Pequisa feita por Aurelina Haydee do Carmo - W.M JACKSON, INC

---

Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica: Quem não tem senha no Google/Gmail clique:
Comentar como: "Anônimo"
deixe seu nome, cidade e comentário.