Barra de vídeo

Loading...

quinta-feira, 28 de março de 2013

Bom Dia Cuiabá, Feliz Pascoa!

A Instituição da Primeira Páscoa

Êxodo Capitulo 12, verso 14
E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Sabe! Eu já ando com uma pasta, sou  prevenida, sempre encontro com amigas(os)  que tem alguma coisa escrita para me repassar e devido as conversas, bate-papo e muita novidade, esqueço de pedir a fonte, as vezes procuro na internet e não encontro o autor, mas nem por isso, não guardo só pra mim, então estou repassando:


Páscoa é tempo de meditar
                         de buscar,
                         de agradecer,
                         de plantar a paz.
Tempo de oração!

Tempo de abrir os braços,
            de abrir as mãos
         e de ser mais irmão.
Tempo de recomeçar!

Tempo de concessão,
de compromisso,
de salvação.

Tempo de perdão.
Tempo de libertar,
           de libertação,
           de passagem,
           de passar...
Para onde?

Para a luz,
para o amor,
para a vida que é eterna!

É tempo de ressurreição!

Feliz Pascoa !
---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

segunda-feira, 25 de março de 2013

Bom Dia Cuiabá, Profetas Menores, Naum

Profetas Menores, Naum — O limite da tolerância divina 

Naum 1:3 - O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.

Quando Naum anunciou o seu oráculo contra Nínive, já fazia um século e meio que Deus havia dispensado a sua misericórdia à grande, poderosa e perversa cidade. No tempo de Jonas, o Senhor compadecera-se dos ninivitas, poupando-os de iminente destruição. Infelizmente, o tempo passou e eles vieram a se esquecer do perdão divino, voltando a pecar contra Deus. Por isso, o profeta Naum proclama a ruína inevitável de Nínive. Agora, o juízo divino é irreversível!

O “Livro da visão de Naum” (v.1b) consiste em três breves capítulos. O capítulo 1 divide-se em duas partes principais: a primeira é um salmo de louvor a Jeová (vv.2-8); a segunda, num estilo poético, anuncia o castigo dos seus inimigos (vv.9-14), sendo que o versículo 15 é parte do capítulo 2 na Bíblia Hebraica. O segundo capítulo anuncia o assédio e a destruição de Nínive. E o terceiro o “boletim de ocorrência” dos motivos de sua queda.

Assim como o juízo divino puniu a capital da perversa Assíria, assim também acontecerá no dia da ira de Deus, quando Ele punirá a todos, indivíduos e nações, que, rejeitando a sua misericordiosa graça, perseveraram na prática do mal.Nesse dia, todos prestarão contas de seus atos diante dEle. É o que adverte o próprio Senhor através de seus profetas. Contudo, a porta da graça está aberta, oferecendo gratuitamente, a toda as nações, ampla oportunidade de arrependimento e salvação através de Jesus Cristo (2 Pe 3.9).

Fonte: LBD. Resumo esquematizado por Aurelina Haydee do Carmo
---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

sexta-feira, 22 de março de 2013

Bom Dia Cuiabá, O Passeio parte 3



Noite de Festa

por Aurelina Haydêe do Carmo

Afinal chegou a noite, festa linda, foi num haras e põe haras nisso, perde de vista o tamanho, o salão é para 1500 convidados.
 
Também pudera a cidade é pantaneira, o clube todo decorado com banner de cavalos de várias raças e como não deveria faltar o cavalo pantaneiro em 1º lugar, tudo lá é majestoso.

Começa a festa, condecorações as pessoas que batalharam para que o Clube da Melhor Idade “Flor do Pantanal” chegasse onde está hoje. Terminou a festa fomos dormir e pela manhã uma das sócias do Clube, nos ofereceu um lauto café da manhã, com bolo de arroz, bolo de queijo e frutas do seu quintal. Ela muito caprichosa ainda ofereceu sacolas plásticas para levar para casa, tudo que sobrou em cima da mesa.

A mesa estava recheada, tinha bolos de reservas em vasilhames especialmente preparados para o momento.

A vizinha não deixou por menos, antes de entrarmos no ônibus, ela nos convidou para conhecer a sua casa, mostrou todos os aposentos, abriu as suítes de seus filhos que moram fora. A casa parecia um hotel, divinamente limpa e arejada, mostrou o local das festas, os panelões, os fogões à lenha e a gás.

No quintal tem até palco para os músicos e as apresentações.

Vamos criançadas, dizia a nossa chefe (criançadas eram senhoras com mais de 60 anos) Dizia ela: “se não, não vamos chegar para o almoço. Com tanta comida, quem é que estava pensando no almoço?? rsrs


---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo, veja mais em www.bomdiacuiaba.com.br

quarta-feira, 20 de março de 2013

Bom Dia Cuiabá, A viagem - Parte 2


Continuação de nossa viagem: VAMOS CRIANÇADAS

Esqueci de falar que o ônibus que nos levava ao pantanal, também estava dividido metade era da cidade X e metade da Y. Muitas lembranças, muitas saudades.

A nossa chefe morou muitos anos lá na cidade Y. Casou-se e foi morar lá por 22 anos.  Muito conhecida na cidade e como vocês sabem, cidade do interior todo mundo conhece, pai, mãe, irmã, tia, madrasta, secretarias e etc.

Saímos a tardezinha, sol quase declinando depois de uma chuvinha, aquele sol que doe as vistas, quase que não saímos da primeira quadra, muita gente sentada nas calçadas, cadeira de balanço, abraços, beijos, recordações. E assim prosseguimos no passeio vespertino. Estávamos procurando “guaraná pantaneiro”. Detalhe... um cachorro grandão, enormes dentes afiados, nos seguiu todo o trajeto como se estivesse nos apresentando a cidade. A cada parada nossa, ele também parava e ficava esperando. Sempre ao lado da nossa colega que aproveitou o passeio e comprou meia dúzia de bananas verdes, o cachorro olhava para a face dela, parecendo querer ajudá-la. Ninguém ficou com medo do cão. Nossa Chefe tão emocionada mostrou sua casa, onde ela morou quando casou, mostrou a escola de seus filhos, a sua boutique e apresentou seus antigos vizinhos.

Como é bom poder recordar, a gente sentia a felicidade dela, pois foi muito feliz naquela cidade, nem precisava falar, a sua face demonstrava. Parabéns chefe, que Deus continue te abençoando.

---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo, veja mais em www.bomdiacuiaba.com.br

segunda-feira, 18 de março de 2013

Bom Dia Cuiabá, O Passeio


O Passeio
por Aurelina Haydêe do Carmo

Falar do Pantanal de MT é muito complicado.

Tudo é lindo, é grande, é majestoso.

A gente se perde, é um emaranhado de coisas grandiosas, mas o que eu quero relatar aqui é sobre a nossa ultima viagem ao pantanal. 

Objetivo da nossa viagem, - 16 anos do Clube “Flor do Pantanal”. Viagem linda, rimos e divertimos muito. Um dos fatos que não posso deixar de relatar, é que no transcurso uma colega contou que certa vez a cidade X que nós estávamos passando por ela, declarou guerra contra a y, na qual nós dirigíamos, isto porque não aceitava a determinação das esferas maiores em beneficiar a cidade x, que eles da cidade y era muito mais importante, com enormes fazendas, gente muito rica, estava dentro do pantanal e que a cidade x embora pertença a este paraíso, não era merecedora de tal feito. Então declararam guerra. Ficou decidido o impasse. Amanhã, pela manhã na divisa dos municípios será preparada a trincheira. X e Y prontos para o levante.

Quando o som do berrante tocou, nem esperaram o grito: Avançar – eram os habitantes do X com enormes bananas (a cidade produz bananas e os habitantes de lá são chamados de papa-bananas e os da cidade Y são conhecidos pelos chicletes saborosos – a bocaiuva).

Quem ganhou nesta guerra??? (risos) As duas cidades... brincadeira(risos).

Convêm lembrar também que elas destacam pelos intelectuais, de lá saíram pessoas importantes no cenário nacional. Elas (cidades) estão lá, lindas esperando vocês para conhece-las. Com certeza, você vai adorar tanto a cidade X como a Y.


Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo, veja mais em www.bomdiacuiaba.com.br

sexta-feira, 15 de março de 2013

Bom Dia Cuiabá, Testemunho de Agradecimento

Salve 15 de Março - Testemunho de Agradecimento

Dentre muitas datas que guardo com carinho, esta não posso esquecer, neste dia há muitos anos atrás, meu cunhado convidou-me para conhecer as obras da Universidade Federal. Estudava fora do Estado e havia terminado a graduação e especializada em Antropologia Social.

De volta as origens, nesta visita, encontramos com o chefe maior da Instituição que também vistoriava as obras e longamente conversamos embaixo de uma mangueira. Este fez-me o convite para fazer parte da Instituição como Professora. Aceitei na hora o convite e fomos para a secretaria para efetivação e preencher o formulário para o Concurso.

A noite la estava eu, na frente de uma sala com 30 alunos. Foi inesquecível o meu primeiro dia de Aula, numa Instituição Federal. Amei os alunos, jamais esquecerei o gesto de carinho de Boas Vindas. Na minha entrada eles bateram palmas(pois havia muito tempo que eles estavam esperando um Professor desta matéria  E muitos deles mantemos até hoje laços de amizade.

Fico grata porque com o meu Histórico Escolar e o Diploma reconhecido pelo MEC pude contribuir para a criação dos seguintes departamentos da UFMT: Departamento de Geografia, Departamento de Historia e do Departamento de Antropologia.

Eu te agradeço meu Deus, pelos anos que passei ali, gostei tanto que o cordão umbilical até hoje não foi rompido, aposentei mas sempre estou lá, declamando, expondo minhas telas ou na Associação dos Docentes em reuniões ou simplesmente em rodas de conversas. Muitos Anos se passaram, mas aqui estou agradecida a Deus.

Salmo 65 – Davi louva a Deus e dá-lhe graças pelas bençãos recebidas.

---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo. Veja esta e outras mensagens no site www.bomdiacuiaba.com.br

terça-feira, 12 de março de 2013

Bom Dia Cuiabá, 30º Encontro da Feliz Idade

Recebí este convite, estou repassando.
Quem sabe nós encontraremos lá!

 

Tempo de Delicadeza 30º Encontro da Feliz Idade
5 a 9 maio de 2013 Olímpia - SP
---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo.
Veja outras mensagens em www.bomdiacuiaba.com.br

sexta-feira, 8 de março de 2013

Bom dia Cuiabá, Minha Primeira Tela.


Minha Primeira Tela

por Aurelina Haydêe do Carmo

Um dia eu estava numa reunião, e no intervalo a coordenadora apresentou uma Senhora que com boa vontade, carinho e disposição queria ensinar à 3ª idade o Mundo Maravilhoso da Pintura.

Nem dei atenção aquelas palavras cativantes, embora o curso sendo grátis, com direito a tela, pincéis, tinta, sala climatizada, lanche, solvente e tudo que tinha e não tinha direito(risos). A voluntária ficou meio sem jeito, pois ninguém entre mais ou menos cem pessoas se dispuseram a aceitar o convite alvissareiro. Talvez  ninguém tivesse o dom para tal.

Então fiquei mais sem jeito que ela, meio acanhada eu falei:
- Eu quero.

Nem parei para pensar, pois nunca havia pintado nada, nem nunca pensei em ser uma Artista Plástica, e assim uma, mais outra, mais e mais foram manifestando o desejo a fim de entreter e não deixar o estresse invadir a sua vida.

O curso foi maravilhoso, fizemos várias amostras, até numa das praças da cidade, com direito de ocupar o Coreto. Agora vou apresentar para vocês a minha 1ª  Tela e dedico-a todas as mulheres do mundo.

Sintam o perfume das flores.

"Feliz Dia da Mulher"

---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

quarta-feira, 6 de março de 2013

Bom Dia Cuiabá, Mulher

Mulher

Esta tela foi feita especialmente para minha querida irmã MHC e como ela gostou muito, estou oferecendo a todas as mulheres do mundo.

Para sua meditação:

Mulher,
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. (Provérbios 31:10);

Mulher,
A força e a glória são as suas vestes, e se alegrará com o dia futuro (Provérbios 31:25);

Mulher,
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. (Provérbios 31:26);

Mulher,
Olha pelo governo de sua casa, e não come o pão da preguiça (Provérbios 31:27);

Mulher,
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! (Provérbios 31:29).

---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

segunda-feira, 4 de março de 2013

Bom Dia Cuiabá, A Beleza da Mulher

Este texto foi enviado pela minha querida sobrinha M. Márcia, achei lindo e estou repassando a todas as Mulheres do Mundo.

-----------

A beleza da Mulher

Estava um mestre rodeado por seus pequenos alunos quando um deles perguntou:

Mestre, porque a beleza é representada por
imagem de mulher?

Pôs-se a dizer o mestre:
Observa a natureza e veja que o belo nela se
manifesta através de elementos femininos: como
seria o céu sem as nuvens, a lua e as estrelas...

Como se mostraria o sol sem a luz...

O mar nos encantaria sem as águas e as ondas?

Os desertos, como seriam as areias e as
pedras...

Os bosques teriam perfume sem as árvores e as
flores...

O dia prometeria repouso se não houvesse a noite?
Que força teria o fogo se não tivesse as chamas...
Que frescor teria o solo sem a relva...
Que alívio teríamos no verâo se não caísse a
chuva...

Qual a beleza do inverno que não apresenta a
neve?

Haveria romance no Outono sem as folhas
sopradas pelo vento...

A primavera e suas flores não é a mais linda
estação?

Nossos corpos não se moveriam se neles não
corresse a vida?

Sim, são todos elementos femininos, mas o senhor
não falou sobre a mulher...

Mas vou falar sobre o coração: nele estão a alma,
a paixão e a alegria.

Nele, está a beleza da cantiga que acalanta o
homem... e sua melodia é sempre uma mulher.

---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo.
veja mais em http://www.bomdiacuiaba.com.br

sexta-feira, 1 de março de 2013

Bom Dia Cuiabá, Poesia de Gióia Júnior


Poesia

Fica aqui esta poesia, para você fazer uma reflexão.

----------------------
Mulher na frente do fogão

Gióia Júnior

Uma constante chama de gás
aquece a panela que chia na cozinha
enquanto um cheiro forte de tempero
enche a casa-
ela esta na frente do fogão enquanto os filhos crescem,
vão sendo modelados pela vida e pelo tempo,
chegam e a beijam na testa
e ela na frente do fogão,
chegam e dizem um "olá" distante
e ela na frente do fogão,
chegam e não dizem nada
e ela na frente do fogão,
porque a chama abraça o fundo da panela
para que o jantar fique pronto,
para que eles matem a fome
e cresçam mais e se afastem dela cada vez mais

Ali na frente do fogão
o seu rosto outrora liso e jovem
foi sendo curtido
em sal e fogo,
em fumaça e tempo, em sofrimento e espera,
em susto e ingratidão.
E ela, paciente e quieta, em frente do fogão.
Chega o marido,
que o tempo também se incumbiu de transformar
em cansaço e desesperança,
e traz para a cozinha
os problemas da rua,
a insegurança no serviço,
o orçamento estourado,
a fila, a espera, o desconforto, a condução;
e ela na frente do fogão!

Não mais o beijo quente do retorno,
o olhar em festa,
os planos em comum
-um acre silêncio tempera a janta-;
> uma dura troca de olhares
que já não se perguntam,
porque não há resposta a dar;
é o boa-noite de sempre
-nas ruas, os amigos no bar bebendo a mesma
dura cachaça e nervosa insatisfação,
em casa, o vazio que os filhos deixam
quando saem a medir a noite com os amigos-
e os coloridos sonhos de novela
e a companhia da televisão.

Eu Te peço por ela
nesta hora em que as sombras
iniciam a escalada de mais uma noite
pela sua alegria,
pela sua ilusão-
guarda a mulher na frente do fogão.

Nesta hora marcada
pelo cheiro forte do tempero,
pela chama quase parada do fogão de gás-
enquanto eles não chegam dos caminhos da noite,
dos perigos do trânsito
e do ódio dos homens-
que ela tenha calma,
que ela tenha paz

sobre a sua cabeça envelhecida, estende a TUA poderosa mão.
E que ela possa ter a alegria da vida
na hora do preparo da comida
na frente do fogão.

---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo