Barra de vídeo

Loading...

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

FLORES para minha MÃE

FLORES para minha MÃE

Ah!... faz muito tempo atrás DONA BONEQUINHA se foi...
Foi para tristeza nossa, foi para nunca mais voltar.
Sempre achei sua trajetória muito rápida. Foi igual a um cometa, ou, talvez como o LÍRIO do CAMPO...

Deixou muito perfume da sua existência nesta vida. Ainda hoje caminhamos trilhando com muitas saudades. A placa colocada na porta da nossa loja, confeccionada com a letra do meu único irmão, ficou na minha memória.
Fechado: “MOTIVO LUTO”.

Assim como ficou gravada a musica “CORAÇÃO de LUTO” que na época todas as rádios e alto falante tocavam nas alturas, pois era sucesso.

Eu trabalhava num colégio muito bonito, que tem um saguão bem grande, quando saí da minha sala, olhando para a entrada do colégio, deparei com a minha irmã, mais nova que eu, corrí  ao seu encontro, nós nos aproximamos e ela não disse nada, abraçamos e começamos a chorar.

A musica do barzinho ao lado, parecia que era só para mim naquele momento.

Todas as placas que avisa “Luto”, me faz lembrar daquele dia fatídico, em que minha mãe partiu do nosso convívio, deixando nossa casa grande demais, vazia, ficou como se fosse um labirinto.

Foi Ela que nos ensinou as primeiras letras. Ela que fazia os nossos lindos vestidos, tecidos comprados em uma loja de importados, costuras muito caprichadas imitando a alta costura. Guardamos com muito carinho as fotos tiradas pelo fotógrafo Japonês  ou chinês, não me lembro só sei que era ele o fotógrafo da cidade.

Ela bordava nossas camisolas e colocava lindas rendas nas nossas anáguas e as engomavam.
A sua voz era bem afinada, cantava muito e vivia sorrindo. Gostava de viver, tinha muitas amigas, nossa casa era cheia de gente, gente de perto e gente de longe.

Enfim, era uma mulher linda, com longos cabelos lisos, castanhos, deixando uma onda do lado esquerdo transparecer toda a sua graciosidade.

Bem, tenho muito para falar de minha MÃE “A VIDA INEVITÁVELMENTE FLUÍ”, não tem outro jeito, então , carinhosamente “ FLORES para minha MÃE”.
---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Conhecimento, Cultura e Diversão

Conhecimento, Cultura e Diversão

Conto por Aurelina Haydée do Carmo.

Tenho uma amiga que frequenta o grupo da “TERCEIRA IDADE”. Eu vou no grupo para divertir, encontrar as amigas e colocar as conversas em dia, espairecer.

Mas essa amiga “eu acho” que ela me julga intelectual ou ela esta me testando, não sei.

Então! Chego cumprimento todos com beijinhos, como se eu fosse a Presidente. Aliás, muitos dos associados acham que sou da diretoria. Recebo vários telefonemas para saber sobre a programação do mês, para saber por que eu não fiz homenagem para uma determinada colega que passou a morar nos céus, achando esse ato discriminatório, dando duro em cima de mim, sei que todas são e foram minhas amigas, mas temos umas que destacamos, enfim até para reclamar que no velório de fulano de tal não teve coroa.

Bem, falando da minha amiga, quando acabo de sentar, acabo não, só coloco um lado na cadeira, mal coloco o outro, ela arrasta a sua cadeira junto a minha (nem espera o garçom trazer a cadeira), começa as perguntas de alto nível: Colega, o que você acha da lei que obriga a aplicar 10% do PIB em educação? Você já fez a conta que quase dobra os atuais 5,8% do PIB, que é a média dos países da OCDE! E, ainda vai mais a sua preocupação, ela leu que a regra tem que ser cumprida até 2024. 

Continua a conversa em alto nível, põe nível na conversa, eu fui lá para rir e descontrair. Mal coloco o salgadinho quente e apetitoso na boca, continua a alta conversa “COITADOS de nossos NETOS”!
Por ai vai... continua “Você acha que esse plano Real, ainda vai continuar? Você não acha que a inflação está voltando? E essa tal de “ Bolsa Família”...me explica direito.

Venha para o nosso grupo. Aqui tem Conhecimento, Cultura e Diversão. 
---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Pai falou, tá falado.

Pai falou, tá falado.
Conto por Aurelina Haydée do Carmo.

Era inverno, o tempo estava frio e muita garoa, aproveitei para dormir cedo.
Dormi cedo, acordei cedo, exatamente 08 horas de sono, como manda o figurino (risos).
Então: Fazer o quê, numa manhã fria!

Aproveitei a temperatura- fui tomar um delicioso chocolate quente e olhando a fumacinha que subia da minha antiga xicara de porcelana (olha o detalhe-duas asas)- lembrei que é engraçada a nossa vida. 

Tudo muda, tudo passa, qual uma fumaça. Até as horas ( o relógio) mudou.

No século passado, que passou, mas não faz muito tempo, os filhos pediam aos pais para ir a uma festa. Os pais diziam: Vai, mas volta cedo. Cedo era 21h30min até 22 horas.

Hoje as horas parecem que mudaram (relógio).


Eles (filhos) , e nós vamos cedo ou tarde? Não sei... e que horas voltamos? Não sei...Fico confusa. O relógio está um pouco complicado. As horas endoidaram. Difícil pra entender.
Semana passada recebi um convite para uma festa (convite individual), para as 22 horas.

Fiquei confusa, se vou tarde, significa que tenho que voltar cedo.

A filha de minha amiga estava comentando que ela é muito obediente aos pais. Quando ela vai a uma festinha, ela faz tudo para voltar prá casa de preferencia assim que o dia começa a clarear.
Pergunto: Ela volta tarde ou cedo da festa?

O pai não gosta que ela fica andando por aí tarde da noite.
Obedecendo o pai, ela passou a noite toda agarradinha. Em quem?
Não é em quem  você esta pensando...É no relógio, é claro, para não perder o horário.

Pensei! Filha obediente...

Pai falou, tá falado.
---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Meu aniversário e de minhas amigas-20 de outubro-Parabéns a todas nós.

Meu aniversário e de minhas amigas-20 de outubro-Parabéns a todas nós.


Todas as vezes que completo mais uma “Primavera” me vem a mente- meu livro de Geografia Física de Aroldo de Azevedo- ele mostrava uma foto do cometa HALLEY, e dizia que em 1985 esse cometa que aparece de 75 em 75 anos, seria visível a olho nu, na região Centro-Oeste do Brasil.

Eu era menina, fazia a 2ª série Ginasial e olhava, olhava a figura colorida do cometa e pensava: até lá eu estarei velha demais, nem com telescópio não vou enxergar ou talvez esteja morta.(que pessimismo, agora mudei, sou outra, vou viver igual Matusalém) risos.

Chegou 1985- Planejamos muitas festas com antecedência, o momento era único.

Eu muito emocionada, juntamente com outros professores da Universidade Federal, planejamos fazer uma vigília no estacionamento em frente ao ginásio,à espera do grandioso astro. 

Qual não foi nossa decepção. Choveu tanto, céu escuro, trovoadas, relâmpagos, raios. 
Parecia que  o céu ia desabar. Passamos em brancas nuvens o momento tão esperado. Brancas nuvens não... escuras nuvens (risos).

Importante é, que estou aqui, viva e feliz. Agradeço a Deus.

Salmo 145- A bondade, grandeza e providência de Deus.
Verso 19- Ele cumprirá o desejo dos que temem; ouvirá o seu clamor e os salvará. AMEM!

---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia do Professor - 15 de Outubro.

Dia do Professor
15 de Outubro.

É uma verdadeira Festa para mim.
Sou professora aposentada de uma Universidade Federal.

Minha  única nora também é professora e neste dia celebramos o seu aniversário.
Que lindo... ela já nasceu professora-2 festas- motivos vários para ser festejado.

Parabéns, minha nora pelo Aniversário, Felicidades e muita Saúde.
Desejo sucesso na sua carreira.

Este é um dia  para sentirmos o coração contente, com a maravilha de existir, é um bom momento para sentir as riquezas que possuímos em abraços e sorrisos daqueles que nos querem bem.

Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os Professores, que DEUS dê SAÚDE para vencer a luta que não é fácil.

                                         O MESTRE EFICIENTE. (Marcos Cap.4 v 34)
        “E sem parábola não lhes falava; mas em particular explicava tudo a seus discípulos”.
Jesus foi um professor eficiente.

Preocupou-se com o ensino formal e informal. A mensagem geral e a particular. São duas formas de aprender com Jesus. A 1ª é mais didática- o discurso ou o sermão para multidões. Contava histórias, construía ditados, recitava textos bíblicos. A 2ª para grupos menores. Ele discutia, dialogava, perguntava e explicava.

Jesus não foi um simples instrutor ou contador d histórias. Ele revelava as verdades divinas da maneira mais simples para que todos pudessem conhecê-las. Mas também discipulava, levando seus ouvintes a um encontro real com a verdade divina. Ele não só mostrava o caminho, como apresentava-se como o próprio caminho para DEUS.


Jesus foi um grande professor. Ele ensinava muito bem. Mas hoje ele ainda  ensina, quando a gente lê a Bíblia, sobretudo o evangelhos. Você quer ser aluno de JESUS? É só ler a Bíblia.
---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

domingo, 12 de outubro de 2014

12 de Outubro –Aniversário de minha querida irmã MHC, e DIA DEDICADO as CRIANÇAS

12 de Outubro –Aniversário de minha querida irmã MHC, e DIA DEDICADO as CRIANÇAS.


Minha cidade é cognominada “cidade verde”, minha irmã que mora lá no VERDÃO (bairro), um certo  dia, 31 de outubro, exato no dia do aniversário da nossa matriarca, talvez por saudades, não me lembro o motivo, só sei que guardo com muito carinho esta mensagem enviada por ela, achei muito comovente, pois família é um laço que não desfaz.


MHC, FELIZ ANIVERSÁRIO e que seus desejos sejam realizados em nome de JESUS.
Desta sua irmã que te deseja “SAÚDE e PAZ”, juntamente com sua família. BEIJOS...
--------------------------------------------------------------

DIA da CRIANÇA: Sugestões para Boas Relações Entre Pais e Filhos (DR. L. Foster Wood).

1- Dai a cada criança o apoio do vosso amor e confiança, manifestando vossa apreciação pela personalidade de cada uma.

2- Procurai providenciar horas alegres em conjunto, e tentai lembrar-vos de como é que a criança encara e compreende a vida.

3- Dai a vossos filhos tarefas específicas no lar, e criai neles um senso de responsabilidade no cumprimento das mesmas.

4- Procurai nos vossos filhos mais o bem que se pode louvar, que o mal que se precisa corrigir.

5- Dai valor à espécie de curiosidade que vossos filhos possuem. Procurai estimular neles o amor 
por tudo quanto é verdadeiro e belo.

6- Levai os vossos filhos, por preceito e, por exemplo, a converter obstáculos em oportunidades.

7- Desenvolver em vós mesmos as qualidades que desejais ver em vossos filhos.

8- Fazei de vosso lar um centro, e um núcleo de amizade e de hospitalidade.

9- Reparti com vossos filhos as bênçãos da comunhão e da fraternidade de vossa igreja.

10- Conduzi os vossos filhos à fé em Deus por Cristo Jesus, para que eles se tornem cooperadores com Deus em vencer o mal e em promover o bem.

---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

terça-feira, 7 de outubro de 2014

RAABE- mulheres da Bíblia (Josué, capítulo 2)

RAABE- mulheres da Bíblia-(Josué, capítulo 2 ).

Raabe, uma mulher gentia que vivia em Jericó durante a conquista da terra de Canaã pelos judeus. 

Morava numa casa construída na muralha da cidade (verso 15). Raabe era uma mulher  de fé.

A oração de Raabe- “O Deus de vocês (dirigindo aos espias ) o Senhor ,é Deus lá em cima no céu e aqui  embaixo na terra... salva a minha família...Não deixem que nos matem”.( versos 11-13.)

Raabe tinha um coração bondoso, espirito excelente, uma mulher corajosa.

Quando Josué enviou os espias para olharem a terra, Raabe os escondeu e, mais tarde, os ajudou a escapar dos guardas de Jericó.

A atitude de Raabe levou os espias a prometerem que nenhum mal aconteceria a ela quando os israelitas tomassem a cidade (Josué 2.1-24). 

Raabe teve fé no Deus de Israel! Na certeza de que Deus daria aquela cidade ao seu povo, ela agiu para proteger os espias enviados por Josué. Por isso, Raabe foi justificada e constituída na linhagem do nosso Salvador, Jesus Cristo (Mt 1.5).

É uma grande mulher que consta como heroína da fé (Hebreus 11.31 ).

Pesquisa feita por Aurelina Haydée do Carmo, na Bíblia Sagrada e na LBD-2014.
---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Bom dia Cuiabá, Vote consciente

Vote consciente


Somos, devemos ser, precisamos ser um povo cada vez mais consciente de seus direitos e do cumprimento de seus deveres.

                       "Poder e influência significam responsabilidade: fatos negativos que ocorrem demasiadamente em nossos altos círculos de poder contaminam o povo inteiro, jovens, velhos, adultos, pobres, ricos remediados, como um poderoso vírus de desânimo e descrença".                                            Lya Luft

Disputas eleitorais aguerridas fazem parte do cardápio de qualquer democracia digna deste nome. E, quando a temperatura da batalha está muito alta, é desculpável que os candidatos subam um pouco o tom das críticas mútuas. O que não é admissível é que, em nome da disputa pelo poder, sejam jogadas no lixo as regras mínima da ética, da decência e da responsabilidade  (Fábio Portela e Ronaldo França in Revista Veja de Outubro de 2008).
Vote consciente- Até a Vitória.


                                        Aurelina Haydêe do Carmo
---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo