Barra de vídeo

Loading...

sábado, 22 de agosto de 2015

22 de Agosto - Dia Mundial do Folclore

O repente é a voz da cultura recheada de poesia

Uma boa cantoria enche de prazer as noites do sertão e de muitas cidades onde haja admiradores da cultura brasileira. E quem é que não se encanta ao ouvir os repentistas? Dedilhando em suas violas, cantam versos carregados de emoção. Ou contam façanhas sobre si. Ao mesmo tempo em
que criticam o adversário. E os  ouvintes ficam à espera de que o outro cantador se saia com uma tirada ainda melhor, para ver quem vence o desafio. No fim, quem ganha é a plateia.

Mais que ser bom poeta, o cantador precisa se informar das novidades e também conhecer História, Geografia, Mitologia, Religião e Ciências.

É uma verdadeira Enciclopédia, que vai espalhando sabedoria ao cantar.
Em Sextilha, Moirão, Gemedeira, Galope e outras tantas modalidades de cantoria, improvisa sobre as devoções do povo, a valentia e até antigos romances de cavalaria.

No início, apresentavam-se em fazendas ou pequenos povoados. Hoje participam de festivais, programas de rádio e de televisão para todo o país. Além de gravar CDS e Videos. 

Mesmo quem nunca assistiu a uma peleja, pode ler as mais famosas, reescritas em folhetos de cordel, o que aumenta ainda mais o gosto pelo REPENTE.
Pesquisado por Aurelina in Agenda da Caixa(texto : João Bosco Bezerra Bonfim).

---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica: Quem não tem senha no Google/Gmail clique:
Comentar como: "Anônimo"
deixe seu nome, cidade e comentário.