quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Zumbi dos Palmares (20 de Novembro)



Zumbi dos Palmares (20 de Novembro)

Falar da história dos quilombos e da cultura negra no Brasil é falar da história de Zumbi. Ele foi um grande líder do Quilombo dos Palmares, que se localiza em Alagoas resistindo aos ataques dos senhores do donos das terras, durante cem anos. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

Em sua homenagem essa data foi escolhida para comemorar o
“Dia Nacional da Consciência Negra”.

Atualmente pode-se definir quilombos contemporâneos como comunidades negras rurais habitadas por descendentes de africanos escravizados que mantém laços de parentesco e vivem, em sua maioria, de culturas de subsistência, em terra doada, comprada ou ocupada secularmente. Os negros dessas comunidades chamadas remanescente de quilombos valorizam as tradições culturais dos antepassados, religiosas ou não, recriando-as no presente. Possuem uma história comum e têm normas de pertencimento explícitas, com consciência de sua identidade. Sabe-se da existência dessas comunidades em todo o país.

Direitos Humanos – estão na Constituição Federal e tem como objetivo garantir na prática que a dignidade da pessoa humana não seja desrespeitada.

Artigo XVII- a prática do racismo constitui crime inafiançável, e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

É tão verdadeira a existência do racismo que a lei disse diretamente que é crime.

*pesquisa feita por Aurelina Haydêe do Carmo in Coleção  Caminho das Pedras Vol.1


Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nossa postagem, ela é muito especial para mim. Deus abençoe.