quinta-feira, 9 de maio de 2013

Bom Dia Cuiabá, O Desejo de mãe

Gosto muito do modo de fazer poesia deste autor, por isso estou repassando para meus leitores.

Parabéns Mamãe!

O Desejo de mãe

No dia das mães – não trago um presente
Não trago uma flor – Só trago um pedido
Não Trago angustia – trago o meu amor

Bendita entre todas as demais mulheres,
Pede o que quiseres
Para que eu Demonstre a minha gratidão

Não desejo nada, Diz a mãe amada
Não Preciso nada. Não te peço nada,
Dá-me a tua mão

Se quiseres busco a estrela mais preciosa
Ponho no jardim a mais bela rosa,
Arranco do chão
O que de mais belo possa dar o solo ...
Dá-me a tua mão e faremos uma oração.
Fixa nos meus olhos o teu olhar sereno
Eu quero de novo te sentir pequeno.
Embalar-te ao colo
Dá-me a tua mão.

Filho não me esqueças
Eu quero de novo cantar a canção
A canção antiga para que adormeças
Que importa se és forte
Se tens graça ou brilho,
Se enfrentas a morte.
Se zombas do exílio.
Para outras creais,
Serás rumos e sorte,
Para mim apenas
Tú serás meu filho.

(Gióia Júnior)
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Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

terça-feira, 7 de maio de 2013

Bom Dia Cuiabá, Oração da Maçaneta

Esta poesia de Gióia Júnior embora escrita na metade do século passado, continua atualíssima.

ORAÇÃO DA MAÇANETA


Não há mais bela música
que o ruido da maçaneta da porta
quando meu filho volta para casa.

Volta da rua, da vasta noite,
da madrugada de estranhas vozes,
e o ruido da maçaneta
e o gemer do trinco,
o bater da porta que novamente se fecha,
o tilintar inconfundível do molho de chaves
são um doce acalanto,
uma suave cantiga de ninar.

Só assim fecho os olhos,
posso afinal dormir e descansar.

Oh! a longa espera,
a negra ausência,
as histórias de acidentes e assaltos
que só a noite como ninguém sabe contar!

Oh! os presságios e os pesadelos,
o eco dos passos nas calçadas,
a voz dos bêbados na rua
e o longo apito do guarda
medindo a madrugada,
e os cães uivando na distância
e o grito lancinante da ambulância!

E o coração descompassado a pressentir
e a martelar
na arritmia do relógio do meu quarto
esquadrinhando a noite e seus mistérios
Nisso, na sala que se cala, estala
a gargalhada jovem
da maçaneta que canta
a festiva cantiga do retorno.
E sua voz engole a noite imensa
com todos os ruídos secundários.
-Oh! os címbalos do trinco
e os clarins da porta que se escancara
e os guizos das muitas chaves que se abraçam
e o festival dos passos que ganham a escada!
Nem as vozes da orquestra
e o tilintar de copos
e a mansa canção da chuva no telhado
podem sequer se comparar
ao som da maçaneta que sorri
quando meu filho volta.

Que ele retorne sempre são e salvo,
marinheiro depois da tempestade
a sorrir e a cantar.
E que na porta a maçaneta cante
a festiva canção do seu retorno
que soa para mim
como suave cantiga de ninar.

Só assim, só assim meu coração se aquieta,
posso afinal dormir e descansar.



(Gióia Júnior)


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quarta-feira, 1 de maio de 2013

Bom Dia Cuiabá, Dia do Trabalho Primeiro de Maio


Dia do Trabalho


Mas o homem nasce para a trabalho, como as faíscas se levantam para voar. (Jó 5:7)


Neste dia - dedicado a todos os trabalhadores, mulheres e homens uníssono, implorando ao nosso criador para que nunca nos falte coragem para trabalhar e que tenhamos pão em abundância em nossa mesa. amém.


Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir. (Eclesiastes 5:12)

Geralmente o trabalhador honesto ao chegar à sua casa depois de um dia normal de trabalho, dorme tranqüilo, enquanto o rico não consegue conciliar o sono, temeroso de alguma calamidade , ou falha de sua parte , arruíne tudo o que tem. Mas mesmo sem qualquer prejuízo , o rico nada levará consigo ao morrer . É de lastimar que tantas pessoas trabalhem tanto para enriquecer , quando o principal é acumular tesouros no céu (Mateus 19.19-21).


Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato o devora. 
(Provérbios 21:20)


Os que são sábios e prudentes virão a ter as coisas necessárias para a vida, ao passo que os insensatos gastam tudo quanto ganham para adquirir coisas não essenciais, visando seus prazeres e acabam ficando endividados.

Hoje em dia, muitos fazem uso insensato de crédito fácil, que, frequentemente, torna-se a desgraça deles. 

Deus se agrada daqueles que sabiamente usam de parcimônia (economia, precaução, planejamento) nos seus gastos, e assim não contraem dívidas na tentativa de viverem acima de suas posses.
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terça-feira, 30 de abril de 2013

Bom Dia Cuiabá, Profetas Menores - Sofonias

Profetas Menores - Sofonias

Sofonias 1.2
 2 - Inteiramente consumirei tudo sobre a face da terra, diz o SENHOR.

Neste momento descrevemos o oráculo de Sofonias. Ele se destaca pela intrepidez do juízo divino contra Judá e os gentios. O profeta anuncia o julgamento universal descrito como a reação de Deus aos pecados cometidos pelos moradores de toda a terra. Sofonias, porém, aborda o julgamento divino numa perspectiva escatológica de restauração.

É comum a menção do nome paterno nos livros dos profetas. Sofonias descreve a sua genealogia: “Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias” (v.1). A citação do nome do pai estabelecia o direito tanto à herança quanto à posição social ou aquisição de poder. A ausência de paternidade demonstra que tal profeta não adveio de família tradicional. Sofonias era trineto de Ezequias, que também fora rei de Judá. Isso lhe garantia livre acesso no governo real, bem como noutros segmentos da sociedade.

O estilo poético predomina em todo o livro de Sofonias. O oráculo está organizado em três partes principais: a primeira anuncia o juízo contra as nações da terra, incluindo Judá (1.1-2.3). A segunda especifica os povos nesse julgamento global — Filístia, Moabe, Amom, Etiópia e Assíria (2.4-15). E a terceira parte trata do castigo de Jerusalém e da restauração dos remanescentes fiéis (3.1-20). O tema do “Dia do Senhor” ocupa todo o oráculo divino.

No juízo vindouro, Deus há de julgar todos os moradores da terra, de acordo com as obras de cada um.

VERDADE PRÁTICA


No juízo vindouro, Deus há de julgar todos os moradores da terra, de acordo com as obras de cada um.
Fonte: LBD. Resumo esquematizado por Aurelina Haydee do Carmo
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segunda-feira, 22 de abril de 2013

Bom Dia Cuiabá, Descobrimento do Brasil


Podemos sabê-los pelo testemunho de alguns dos próprios navegadores da expedição, entre eles o escrivão Pêro Vaz de Caminha, que no dia 1º de maio de 1500 escrevia do Brasil ao rei D. Manuel. Essa carta existe ainda hoje no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, e pode ser considerada, como disse nosso escritor, Capistrano de Abreu, o “diploma natalício lavrado à beira do berço de uma nacionalidade”. Mas não tem apenas o mérito de ser o documento mais venerado de toda a nossa historia; ele constitui por si só a crônica mais minuciosa e autentica do descobrimento.

Eis como se exprime um outro navegador, que no ano seguinte aqui veio, o famoso Américo Vespúcio: “A terra daquelas regiões é fértil e amena, de muitos montes e morros e infinitos vales, e regada de grandes rios e fontes, coberta de extensos bosques, densos e que mal se pode penetrar, e povoada abundantemente de feras de todas as castas. Nela nascem, sem cultura grandes árvores, as quais produzem frutos deleitosos. Por certo se o paraíso terreal existe em qualquer parte da terra, creio que não deve ser longe destes países ...¨.

Quanto aos habitantes, Caminha descreve-os como “bem feitos, elegantes, limpos, de bons rostos e bons narizes”

Fonte: Fonte: Pequisa feita por Aurelina Haydee do Carmo - W.M JACKSON, INC

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domingo, 21 de abril de 2013

Bom Dia Cuiabá, Tiradentes

Um pouco da Historia - só para recordar

UM HERÓI PARA A FORCA  
No dia 21 de abril, pela manhã, o alferes foi levado ao local onde se erguia a fôrca, no Campo de São Domingos. As ruas e praças, por ordem do conde de Resende, estavam preparadas como que para uma festa. Filas de soldados ficaram formadas em todo o trajeto. No Largo de São Francisco de Paula ficou um regimento de artilharia, com seus canhões.
No campo de São Domingos,três regimentos.
Ao sair o cortejo, Tiradentes vestia a alva dos condenados, uma camisola branca e comprida.

No peito, trazia um crucifixo. À sua frente, desfilavam os membros da Irmandade da Misericórdia. Alto, magro, o alferes vinha seguido do carrasco e de autoridade da Justiça. Depois destas, um esquadrão militar. O povo se apinhava atrás. 
Mais adiante , uma carreta era puxada por presidiários: o carro destinado a levar o corpo esquartejado de Tiradentes.

O alferes subiu ao cadafalso. Um frade o acompanhou. Rezaram juntos. 
O carrasco pôs o laço em volta do pescoço do condenado. 
Desceu o religioso. Estava chegada a hora.
Num instante, morria Tiradentes. 

Fonte: Pesquisado por Aurelina Haydee do Carmo - Enciclopédia Delta de História do Brasil.
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sábado, 20 de abril de 2013

Bom Dia Cuiabá, Dia do Índio 19 de abril



É frequente ouvir-se os mais desencontrados comentários a respeito do indígena brasileiro, tomado como uma entidade concreta, e genericamente denominada índio  A essa noção são emprestadas inúmeras significações, parte delas "favoráveis" ou "simpáticas", parte depreciativas. Categoria histórica  pois componentes da consciência colonia, o índio persiste, remanescente  na consciência nacional. Pouco mudou a sua figura, nestes 500 anos de Brasil.


Se os homens das modernas cidades deixou de atribuir à noção de índio os qualificativos de traiçoeiros, indomável e preguiçoso, o das regiões circunvizinhas às habitadas por populações tribais ainda continua a perfilhar os mesmos conceitos depreciativos. O homem comum das metropolis consente crer, numa apreciação genética  que o índio
 é bom, ingenuo, "criança grande", incapaz de qualquer vilania. Mas em sua atitude paternalista, o citadino não percebe que participa de uma das faces de uma unica constelação de estereótipos , que é engendrada pelo desconhecimento de um tipo determinado de grupo humano; grupo de adota formas tribais de associação e é possuidor de uma cultura "rustica" quando comparada as chamadas grandes civilizações.

Fonte: Pequisa feita por Aurelina Haydee do Carmo - Revista America Indigina, vol xxvi, n.1

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