O MELHOR DIA PARA UMA BOA LEITURA É TODOS OS DIAS!
Leia também para os seus filhos, e
estabeleça um vínculo afetivo importante, que ajudará no desenvolvimento
emocional da criança e proporcionará tempo de qualidade com os pequeninos.
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Abordagem da
Carta de Paulo
- Gira em torno de duas temáticas: Jesus Cristo, a cabeça; a Igreja, seu corpo.
PROPÓSITO E MENSAGEM
1. O propósito. Aparentemente a Epístola não aborda nenhum
problema específico como em outras de Paulo. Porém, nos capítulos iniciais da
Carta percebemos algumas ênfases que sinalizam a solução de certas questões.
Por exemplo, havia novos convertidos que vinham do mundo helénico e praticavam
religiões de mistérios e magia, mas que agora se reuniam com os santos de
Éfeso. Não por acaso, o apóstolo Paulo mostra àqueles cristãos que Cristo está
no controle do universo inteiro (1.20-22).
Também é possível perceber outro tipo de ênfase do apóstolo. 0 passado daqueles cristãos era marcado pela imoralidade e bebedeiras, mas uma vez salvos pela graça, eles deveriam adotar um novo estilo de vida em Cristo (2.1-10).
Destaca-se ainda uma preocupação com a unidade e a paz entre
judeus e gentios cristãos, enfatizadas pelo plano universal da redenção para
ambos (2.11-18).
Sob essas premissas, então, podemos considerar que uma das intenções
do autor aos Efésios era a de atender as múltiplas necessidades da igreja numa
perspectiva pastoral. Por isso a Carta é apontada por estudiosos como o tratado
teológico sobre a Igreja, o Corpo de Cristo.
2. A mensagem. A mensagem de Efésios gira entorno de
duas temáticas: Jesus Cristo, a cabeça (1.22; 4.15; 5.23); a Igreja, o corpo
(1.23; 4.12; 5.30). Assim, podemos classificar os desdobramentos desses
assuntos nos seguintes eixos temáticos:
(1) A consumação do plano eterno de Deus na pessoa Jesus Cristo (1.3-5);
(2) a atuação do Espírito Santo como o penhor da experiência de salvação
(1.13,14);
(3) a reconciliação dos povos por intermédio da cruz de Cristo (2.16);
(4) a revelação do mistério da vontade de Deus por obra do Espírito Santo
(3.5);
(5) um novo estilo de vida baseado na unidade, na comunhão com o
Espírito, na frutificação, na adoração e na intercessão no Espírito (4.3,30;
5.9,18,19; 6.18); os novos relacionamentos conjugais e a luta contra o Diabo
(5.21 – 6.20). Portanto, a Epístola contém uma combinação de doutrina, fé e
prática da vida cristã, ou seja, de tudo o quanto Deus fez e do que se espera
que a Igreja faça.
Pesquisado por Aurelina in EBD 2020
A Igreja de Éfeso
A igreja de Éfeso. Paulo evangelizou a cidade e seus arredores durante três anos (At 20.31). Quando chegou a Éfeso, o Apóstolo encontrou doze discípulos, os quais batizou nas águas e conduziu a receber o batismo no Espírito Santo (At 19.5-7). Em seguida evangelizou os judeus na sinagoga por um espaço de três meses (At 19.8). E como alguns judeus resistiram ao Evangelho, voltou-se para os gentios pregando num salão alugado na escola de Tirano (At 19.9).
Em
Éfeso, Deus usou Paulo poderosamente e a igreja crescia, pois até os lenços e
aventais do apóstolo foram usados para curar os enfermos e expulsar demônios
(At 19.12). Grandes líderes da igreja também passaram por Éfeso: Apoio
ministrou ali e foi instruído por Priscila e Aquila (At 18.24-28); Timóteo
também foi designado para pastorear na cidade (1 Tm 1.3); e segundo Irineu
(130-202 d.C.), bispo grego do primeiro século, o apóstolo João também liderou
a igreja.
A saudação
epistolar. A saudação é a mais breve dentre todos os escritos de Paulo.
Ele se dirige “aos santos e fiéis em Cristo Jesus” (1.1), isto é, aqueles que
foram separados e consagrados para ser a propriedade exclusiva de Deus (1 Pe
2.9). Paulo os cumprimenta com as palavras “graça e paz” (1.2), uma expressão
que lembra o favor gratuito e imerecido de Deus. Quanto aos destinatários, a
maioria dos intérpretes considera que a Epístola era uma carta circular
destinada aos cristãos de maioria gentílica das muitas igrejas da Ásia,
provenientes de Éfeso, a metrópole mais importante daquela região.
Pesquisado
por Aurelina in EBD 2020
Um passeio
pela cidade de Éfeso
Sua rua principal era
pavimentada em mármore com colunas trabalhadas em ambos os lados. Era
considerada uma metrópole com cerca de 500 mil habitantes. Tinha o maior
anfiteatro do mundo, com capacidade para 25 mil espectadores. Próximo dali
ficava o estádio com a pista de corridas e a arena onde ocorriam as lutas entre
animais selvagens, como também entre homens e animais.
2. A religiosidade em
Éfeso. A cidade abrigava o templo de Ártemis (Diana – a deusa da fertilidade),
construído em mármore. A economia da cidade dependia dos milhares de turistas
que a visitavam. Sua maior fonte de renda era o comércio de nichos de prata
vendidos no templo, razão pela qual seus moradores ficaram alarmados com a
pregação de Paulo contra a idolatria (At 19.27-29). ( EBD 2T 2020)
“A CIDADE DE ÉFESO
Situada em uma baía interior (hoje em dia coberta de lodo), a cidade se ligava, através de um canal estreito do Rio Cyster, ao mar Egeu, a uma distância aproximada de 3 milhas (4.8 quilômetros). A cidade ostentava impressionantes monumentos cívicos, incluindo-se entre eles o proeminente templo de Artemis (Diana), uma das sete maravilhas do mundo antigo. As moedas da cidade orgulhosamente exibiam o ‘slogan’ Neokoros, isto é, ‘guardiã do templo’. Paulo pregou a grandes multidões nessa cidade. Os artesãos se queixavam de que ele havia influenciado um grande número de pessoas em Éfeso e em praticamente toda a província da Ásia (At 19.26). Em um dos eventos mais dramáticos registrados no Novo Testamento, o apóstolo conseguiu desvencilhar-se de uma grande multidão no teatro. Essa estrutura, localizada na ladeira do monte Pion, no final do ‘Caminho da Arcádia’, podia acomodar 25.000 pessoas sentadas” (ARRINGTON, French L; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol.2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.387).
Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários
“A vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e
da do Senhor Jesus Cristo.” (Ef. 1.2)
A Epístola aos Efésios é denominada de “a coroa
dos escritos de Paulo” e ainda de “a rainha das epístolas”. Nela, o propósito
eterno de Deus para a Igreja está revelado por meio de Cristo Jesus.
Conforme o costume da época, o autor
inicia a carta declarando sua identidade: “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo”
(1.1a).
O livro de Atos menciona
que ele se chamava Saulo (nome hebraico), mas que também era conhecido como
Paulo (At 13.9). Em hebraico “Saulo” significa “solicitado”, provavelmente uma
homenagem a “Saul”, o primeiro Rei de Israel que pertencia à mesma tribo do
apóstolo (At 13.21; Fp 3.5). Já Paulo significa “pequeno”, era o seu nome
romano (At 22.25).
2. A assinatura
apostólica. Nas treze cartas de sua autoria o Apóstolo se
identifica como Paulo, nunca como Saulo. Provavelmente por considerar o nome
mais apropriado para evangelizar o mundo gentílico (Rm 11.13). Outro detalhe
relevante é a reivindicação de sua autoridade apostólica com a ressalva “pela
vontade de Deus”(Ef 1.1), isto é, não escolhido por homens (Gl 1.1).
3. Uma epístola da
prisão. A Epístola foi escrita no período em que Paulo se encontrava preso em
Roma. Ele se identifica como “o prisioneiro de Jesus Cristo” (3.1), “o preso do
Senhor” (4.1) e o “embaixador em cadeias” (6.20). Isso indica que era uma carta
enviada do cárcere. Por essa razão, ela íntegra o rol das Epístolas da Prisão
redigidas aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses e a Filemom.
4. Data. De
acordo com Atos, após realizar três viagens missionárias e implantar igrejas na
região do Mediterrâneo, Paulo esteve em prisão domiciliar por cerca de dois
anos (At 28.30), entre 60 e 62 d.C. aproximadamente. A partir dessa premissa, a
data provável da redação da Epístola aos Efésios ocorreu por volta de 61 e 62
d.C., tendo Tíquico como o seu portador (6.21).
0 apóstolo Paulo é o autor da Carta aos Efésios e sua data de autoria se dá por volta dos anos 61-62 d.C., durante sua prisão em Roma.
Pesquisado por Aurelina in EBD 2T
2020
Na foto Eu(Aurelina) e meu filho(João Aurélio) |