Barra de vídeo

Loading...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Bom Dia Cuiabá, Profetas Menores: Miqueias

Hoje vamos comentar mais um dos Profetas Menores: Miqueias

Miqueias - A importância da Obediência

Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miqueias 6.8)  

No tempo do profeta Miqueias o povo realizava muito bem todo o ritual levítico. 

Porém, o Senhor não se agradava de suas reuniões solenes e sacrifícios, pois os rituais se tornaram algo mecânico, sem vida, uma simples obrigação religiosa.

Cumpriam a liturgia, mas não amavam verdadeiramente a Deus nem ao próximo. Que nunca venhamos a nos esquecer que Deus não está preocupado com nossas cerimônias religiosas, mas o que Ele espera é que seu povo o “adore em espírito e em verdade”, que o ame acima de todas as coisas e ao próximo, pois toda a lei se resume nessa verdade (Marcos 12.29-31).

O problema do povo a quem Miqueias dirigiu a sua mensagem não era falta de liturgia, mas de uma correta motivação para se adorar ao Senhor. Embora cometesse toda a sorte de injustiças sociais, a geração contemporânea do profeta Miqueias oferecia sacrifícios a Deus, praticando todos os rituais levíticos, mas não sabia o verdadeiro significado do amor a Deus e ao próximo.

A mensagem de Miqueias leva-nos a pensar seriamente acerca do tipo de cristianismo que estamos vivendo.

fonte: LBD. Resumo esquematizado por Aurelina Haydee do Carmo 
---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CORRE COLEGA, CORRE !


CORRE COLEGA, CORRE !
Por Aurelina Haydée do Carmo

Estávamos no Outono.
A turma preparava para um festival.
Muita animação, arrumação, ensaios, malas, fantasia e etc.
Era só alegria. Chegou o dia, aeroporto um tumulto como sempre. E como em toda viagem de grupos, sempre há quem é a primeira vez que viaja de avião.
Ultima chamada. Liga que falta uma colega, e nada... Avião decola, risos, coversas, silencio, muitas orações. Chegamos, não no destino, ainda, vamos esperar uma hora prá chegar o voo que nos levaria ao lugar pretendido.

Graças a Deus, maravilhosa viagem. Foram 07 dias de festas, passeios, musicas, comidas e badalações. Colírios para os olhos  - o mar.

Emfim, chegou o dia da volta. Como toda volta é muito nostálgica, mistura alegria com tristeza. Alegria porque mais uma vez temos o privilegio de agradecer o nosso Deus por mais esta oportunidade.

Tristeza porque a semana foi muito curta. Viajava conosco uma colega muito pensativa, pois ia chegar na sua casa depois de dias felizes e imaginava ... ela só, a solidão ia domina-lá. Conversei muito com ela. O grande pássaro de prata aterriza.

O placar anuncia o horário da partida. Descemos a enorme escadaria, e devido a confusão no aeroporto não foram numeradas as poltronas, e como eu era mais nova que ela, segurei na sua mão e dizia:
- Corre, Colega, Corre.

Chegamos... alegria, palmas, despedidas, troca de numero de telefone, beijos, abraços etc..
Dias depois soube que a amiga havia corrido a passos largos ao encontro de Jesus.
Subiu apressadamente os degraus da escada do Céu.
Então ficou na minha memória CORRE COLEGA, CORRE !

---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo
veja mais mensagem em meu blog: http://www.bomdiacuiaba.com.br

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bom Dia Cuiabá, Profetas Menores: JONAS

Hoje vamos comentar mais um dos Profetas Menores: JONAS

Jonas - A Misericórdia Divina

“E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez” (Jonas 3.10).

VERDADE PRÁTICA: O relato de Jonas ensina-nos o quanto Deus ama e está pronto a perdoar os que se arrependem.

Levanta-te, e vai à grande cidade de Ninive e clama contra ela, porque a sua malicia subiu até mim (Jonas 1:2).

Jonas, que deveria ir para Nínive clamar contra esta cidade, desobedeceu à ordem divina, procurando fugir para Társis. É o único profeta bíblico, do qual se tem notícia, que tentou resistir ao Senhor. Ele seguiu em direção oposta. Társis, segundo Herodoto, é a mesma Tartessos, na orla ocidental do Mediterrâneo, a sudoeste da Espanha, ideia aceita pela maioria dos pesquisadores bíblicos. Será que Jonas não conhecia a onipresença de Deus? (Salmo 139.7-10)

Nínive era absolutamente odiada pelos judeus. Como capital do império assírio, ela representava a maldade, a crueldade, a impiedade e agudeza de um império perverso. Mas o Altíssimo, cheio de graça e amor, volta seu olhar para aquela cidade impenitente e decide enviar-lhe o profeta Jonas. O profeta, sabedor de toda maldade praticada pelos ninivitas, resistiu ao chamado divino. Entretanto, Deus estava no controle e não demorou para que o profeta fosse até Nínive levar a mensagem de salvação. Jonas aprendeu uma extraordinária lição a respeito do grande amor e misericórdia de Deus. Não podemos nos esquecer que a mensagem da salvação é para toda a humanidade.

Fonte: EBD 2012
---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Bom Dia Cuiabá, Profetas Menores: Obadias

Obadias - O Principio da Retribuição


"Porque o dia do SENHOR está perto, sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça" (Obadias 1.15).

Com apenas 21 versículos , Obadias é o livro mais curto do antigo testamento. Excetuando-se a introdução, o seu estilo é poético.


A soberania divina é um tema importante e atual. Porque lembra-nos que Deus está no controle de tudo e que toda ação humana está exposta diante de seus olhos. A lei natural da semeadura ilustra o principio da retribuição no campo espiritual, e é justamente essa a mensagem que encontramos no livro do profeta Obadias, e em seus oráculos contra Edom.


Assim como ninguém pode desafiar as leis naturais sem as devidas consequências, não é possível ignorar as leis espirituais e sair ileso. A retribuição é inevitável, pois “tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7). Só o arrependimento e a fé em Jesus podem levar o homem a experimentar o amor e a misericórdia de Deus (2 Co 5.17).

Fonte: EBD Nov.2012
---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo, veja mais textos em http://www.bomdiacuiaba.com.br

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bom Dia Cuiabá, A viagem

A viagem 
por Aurelina Haydêe do Carmo

Na semana passada, viajei para o interior do Estado. Ônibus atravessa mui lentamente a grande Avenida, devido as obras da copa do mundo.

Olhei no relógio, que há 20 anos está no meu pulso. Etâ relógio bom (rsrs). Marquei a hora, minutos e segundos. Puxa! arre... até que enfim saímos do tumulto, dos desvios, ruas apertadas, passamos em vários bairros para mim até então desconhecidos. Sabia da existência deles através de mapas, endereços de colegas, amigos, noticiários etc.

Então corta aqui, vira acola, enfim de novo na grande avenida. O ônibus pega a velocidade permitida e estamos na BR. Apesar da inquietação, ninguém reclamou, engolimos na esperança que dias melhores virão.

E assim, o ônibus desliza no asfalto, a beleza da paisagem tem o poder de nos calar.

Enlevados pela visão da mata, do horizonte aberto, não há necessidade de dizer nada.
O momento é de silêncio... é de oração, para que Deus nos guie e chegarmos ao nosso destino em paz.

 - Rodoviária tal, diz o motorista no microfone.

Em todo o transcurso o silêncio uniu os passageiros, construindo uma intimidade através do vinculo que se estabelece com um sorriso, um olhar ou um gesto, ajudando as senhoras, e as crianças a pegar as bagagens ou dando as mãos como sinal de cortesia, para descer os degraus do ônibus, sem necessidade de palavras.

Agradecidos ficamos pela feliz viagem. 
---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo, veja mais texto em http://www.bomdiacuiaba.com.br

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Bom Dia Cuiabá, “Distúrbios psicossomáticos"

Não é assunto que gostaria de comentar, pois este mundo é muito lindo. Infelizmente temos que falar deste assunto. Talvez servirá para alguém, mas conte com nossas orações, para que Deus livre de todos os males.

“Distúrbios psicossomáticos" (Matéria sobre Saúde)


A revista Isto É, em sua edição número 2004 [...] faz uma análise do poder das emoções e os males que as emoções negativas causam ao coração. Esta reportagem científica da Isto É, trata especialmente dos prejuízos do coração. Fala que o primeiro caminho a ser seguido para atingir o coração é através do sistema nervoso autônomo (SNA). Ele envia sinais elétricos, recebidos por fibras nervosas presentes no tecido cardíaco. Seu papel é acelerar ou diminuir o ritmo cardíaco. A outra via é química. Seu principal agente são os hormônios, como a adrenalina, por exemplo, secretados por algumas glândulas. Eles entram em ação após receber as ordens do hipotálamo, parte do sistema límbico, gerando sérios problemas ao coração.

Quando as pessoas têm raiva, irritação, ansiedade, tristeza e depressão acontece o seguinte: as glândulas adrenais, situadas acima dos rins, aumentam a produção de adrenalina e provoca:
•    Diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, elevando a pressão arterial.
•    Maior produção de fatores pró-coagulante, deixando o corpo mais vulnerável à formação de coágulos que podem entupir as artérias.
•    Desequilíbrio na atividade do endotélio, tecido que reveste as paredes dos vasos. Ele produz substâncias que ajudam na dilatação das artérias e outras envolvidas em processos inflamatórios. Como resultado, há maior estreitamento dos vasos e produção de compostos inflamatórios.
•    Pelo sistema nervoso, são emitidos sinais que elevam a frequência cardíaca.
•    Há prejuízo no sistema de defesa do corpo, ficando nosso corpo sujeito às várias doenças.
•    A depressão, por exemplo, aumenta o batimento cardíaco e prejudica sua vulnerabilidade. Se não há variação, há sobrecarga do músculo cardíaco.
Tudo isso aumenta as chances de infarto em portadores de fatores de risco, como alto colesterol e hipertensão.
Enfim, as emoções prejudicam terrivelmente o coração, mas também prejudica o estômago, a pele, as vias respiratórias e todos os demais órgãos do corpo.
[...] A melhor prevenção de doenças é ter equilíbrio espiritual e emocional. É trabalhar com tranquilidade e paz. É vencer o ódio, o ressentimento, a preocupação e a ansiedade” (FERREIRA, I. A. As emoções de um líder: Como administrar corretamente as suas emoções. 1 ed., RJ: CPAD, 2009, pp.117-18).
Fonte: EBD 2013

---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bom Dia Cuiabá, Profetas Menores: Amós

Hoje vamos comentar o 3º Volume dos Profetas Menores: Amós

O livro de Amós permanece atual e abrange diversos aspectos da vida social, política e religiosa do povo de Deus. O profeta combateu a idolatria, denunciou as injustiças sociais, condenou a violência, profetizou o castigo para os pecadores contumazes e também falou sobre o futuro glorioso de Israel. Amós é conhecido como o livro da justiça de Deus e mostra aos religiosos a necessidade de se incluir na adoração dois elementos importantes e há muito esquecidos: justiça e retidão.

Vida pessoal - Amós
Apesar de ser apenas um camponês de Judá, “boieiro e cultivador de sicômoros” (7.14) e de não fazer parte da escola dos profetas, foi enviado por Deus a profetizar em Betel, centro religioso do Reino do Norte (4.4). Ali, Amós enfrentou forte oposição do sacerdote Amazias, alinhado politicamente ao rei Jeroboão II (7.10-16).

Todo o sistema político, religioso, social e jurídico do Reino de Israel estava contaminado. Foi esse o quadro que Amós encontrou nas dez tribos do Norte. O profeta tornou pública a indignação de Jeová contra os abusos dos ricos, que esmagavam os pobres. Ele levantou-se também contra as injustiças sociais e contra toda a sorte de desonestidade que pervertia o direito das viúvas, dos órfãos e dos necessitados (2.6-8; 5.10-12; 8.4-6). No cardápio da iniquidade, estavam incluídos ainda o luxo extravagante, a prostituição e a idolatria (2.7; 5.12; 6.1-3).

Fonte: EBD 2012

---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Bom Dia Cuiabá, Pescaria no Rio Cuiabá

Hoje é Dia de Poesia, resolvi lembrar dos peixes do nosso - RIO CUIABÁ



Poesia -
Pescaria no Rio Cuiabá: 
                                        Aurelina Haydee do Carmo

No rio Cuiabá,
fui pescar
sem pensar
peguei um Curimbatá.

O Barbado do Chimburé
parecia um Jurupensém.
pulava igual pipoca,
mas era uma Jurupoca.
Pintado
Ah! tempo Dourado,
peixes grandes e pequenos,
rios emoldurados
por todos os lados

Onde estará a Cachara!
alguém viu o Jaú?
um cara Pintado,
levou o Pacú.

Disseram que levava
no picuá uma Piranha
e duas Pacupeva
no rio Cuiabá nadava.

Coitado do filhote do Piau,
na piracema virou mingau
e com o sururu
faltou o Piavuçu.

Debalde, lutei...
passei quase uma tarde,
mas não peguei
nenhum Bagre.

Chum-Chum, Rapa-Canoa,
é mentira
é só uma Piquira,
do tamanho do Lambarí.

Sentei embaixo do pé de manga,
olhando o rio correr,
degustando uma Piraputanga
o Rio Cuiabá, vamos socorrer.
                                                            Cuiabá, 02 de Fevereiro de 2013
---
Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo
veja mais em http://www.bomdiacuiaba.com.br