segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Folclore

Folclore

Um estudo de folclore enquadra-se no âmbito da cultura e da sociedade, importando considerar os múltiplos aspectos do processo cultural e de povo, destacando as expressões mais espontâneas, sua vinculação tradicional, as crenças e costumes, etc., pois na sua etimologia folclore significa conhecimento( lore) do povo (folk).

O folclore abrange, portanto, tudo aquilo que conhecemos vulgarmente por “sabedoria do povo”, e assim, incluiríamos em seu acervo as festas religiosas, o carnaval, lendas e mitos, provérbios e advinhas, juras, pregões, gestos e xingamentos, a dança, o teatro, as artes populares e o artesanato, instrumentos musicais e domésticos, cantigas e canções, a magia, tabus e superstições, trovas, desafios e romances, brinquedos e orações, manifestações estas que se apresentam profundamente ligadas aos fenômenos sociais, ou seja,  aos modos de sentir, querer e agir dos grupos e/ou classes populares, que guardam para si o papel de preservadores das tradições locais e nacionais.

Na verdade, cada elemento dessa cultura desconhece frequentemente seu autor e a exatidão de suas origens. Em outras palavras, o folclore é aceito coletivamente, e transmitido oralmente, como se todo o povo fosse de forma simultânea o autor e executor das festas, da trova, do artesanato rústico. Cabe salientar, também, que o folclore não resume apenas as manifestações de uma classe inferior na escala social, mas, permanecendo estreitamente vinculado à consciência de povo e de nação, tem sua difusão nas camadas mais cultas da sociedade, e torna-se então fonte de inspiração das letras e das artes, personalizando a música, a literatura e as obras plásticas nacionais.

                 *Pesquisado por Aurelina in revista Dimensão. Ano III nº3

Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nossa postagem, ela é muito especial para mim. Deus abençoe.