Zacarias 8:22
Assim
virão muitos povos e poderosas nações, a buscar em Jerusalém ao SENHOR dos
Exércitos, e a suplicar o favor do SENHOR.
“O futuro programa de Deus para o povo
Zacarias
teve uma visão escatológica muito mais detalhada e completa que os outros
profetas menores dos séculos VI e V. [...] Embora o tom global permaneça
otimista, o profeta previu que a liderança do Senhor seria rejeitada, o que
necessitaria julgamento purificador. O Senhor, porém, intervirá a favor do povo
em uma batalha culminante. Isto levará ao arrependimento o povo e à concessão
das bênçãos divinas.
A
restauração de Jerusalém é central aos capítulos 1 a 8. Ao declarar a profunda
ligação emocional com a cidade, o Senhor promete restaurar-lhe a prosperidade
(Zc 2.10,11; 8.1-5). Tomará residência uma vez mais em Sião (Zc 2.10,11; 8.3) e
sobrenaturalmente a protegerá (Zc 2.5). O foco da cidade restaurada será a
habitação de Deus, o Templo reconstruído (Zc 1.17). Esses residentes da cidade
que ainda estão no exílio voltarão em grandes levas (Zc 2.4,6,7; 8.7,8). Sinais
das bênçãos divinas serão visíveis nas ruas da cidade, onde os que chegarem a
uma idade madura verão crianças brincando contentemente (Zc 8.4,5). Embora
muitos se maravilhem com esta reversão na situação de Sião, o Senhor todo
Todo-Poderoso não compartilhará desse assombro, pois nada está acima do seu
poder (v.6).
[...]
Os capítulos de 1 a 8 de Zacarias também foca a liderança da Jerusalém
restaurada. Sacerdotes e rei desempenham papéis proeminentes nestes capítulos.
Na quarta visão noturna do profeta (Zc 3.1-10), ele testemunhou a purificação
de Josué, o sumo sacerdote na comunidade pós-exílica daquela época. As ‘vestes
sujas’ de Josué, símbolo do pecado, foram trocadas por ‘vestes novas’ e uma
mitra limpa lhe foi colocada na cabeça (Zc 3.3-5). O Senhor encarregou Josué de
obedecer aos mandamentos e prometeu recompensar-lhe a obediência, dando-lhe
autoridade sobre o serviço do Templo e acesso ao conselho de Deus (vv. 6,7).
Claro que a mensagem se aplica à nação inteira, porque Josué, como sumo
sacerdote, representava o povo. O fato de ter sido limpo simbolizava o restabelecimento
da nação como um todo e, mais particularmente, dos sacerdotes que faziam
mediação entre Deus e o povo” (ZUCK, R. B. (Ed.) Teologia do Antigo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2009, pp.457-58).
---Agora vamos estender o nosso BOM DIA a Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e ao Mundo que neste momento esta precisando muito de um BOM DIA. Professora Aurelina Haydee do Carmo www.bomdiacuiaba.com.br
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